domingo, 28 de julho de 2013

32ª semana - completadas


Eu já estou com quase 2 quilos, pareço tão distante do mundo... A verdade, porém, é que eu estou conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Percebo os ruídos - embora o som seja abafado pelo líquido amniótico - e a mudança na luminosidade dos ambientes onde você está. Aliás, eu consigo mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Não é o máximo? Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para se aninhar nos braços da mamãe. E nós também filhota.

Haja coração! Esse órgão, a partir desta semana, trabalha um quarto mais rápido do que o convencional para dar conta do volume de sangue que aumentou cerca de 2,5 litros. Momento de intensificar as visitas ao obstetra. Se antes a rotina de exames era mensal, agora será bem mais agitada.

Nessas ocasiões, converse com o médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final. Ele explicará que os sangramentos, as dores de cabeça e alguns tipos de contração podem ser sinais de alerta.

Ao voltar da consulta, não deixe de conferir os preparativos para a chegada do bebê. Além dos acessórios básicos, você já comprou algum brinquedo para ele? Mime-o da maneira certa, escolhendo o mais adequado para cada fase. Vocês vão se divertir muito juntos.

domingo, 21 de julho de 2013

sábado, 20 de julho de 2013

Está chegando o dia....

Hoje me dei conta de que está chegando o dia do nascimento de minha princesinha, deve estar faltando aproximadamente 45 a 50 dias para meu nascimento. Papai e Mamãe já providenciaram tudo: hospital, quartinho, roupinhas, berço, bebe conforto, cômoda, guarda roupa, banheirinha, decoração, bolsa de maternidade, etc....

Amanhã vamos ver algumas lembrancinhas, enfeites de porta... 


PAPAI: Não vejo a hora de pegá-la no colo, será um dos momentos mais felizes de minha vida, lembro do nascimento dos seus irmãos:  
- Quando João Paulo nasceu tinha 25 anos de idade, vi seu nascimento pelo vidro abraço com meu pai, foi um dos dia mais especiais de minha vida, era o nascimento do meu primeiro filho, que se tornou uma pessoa especial que possui os sonhos que já tive, com uma diferença, tem mais garra e coragem que eu quando tinha a sua idade.

- Quando Igor nasceu estava com 35 anos de idade, não pude ver seu nascimento (o hospital não permitia), mas foi outro dia especial, nasceu com minha cara e cada dia que passa se parece mais ainda comigo. Nesta época o tamanho do meu sonho não era tão grande, quanto no nascimento do João Paulo, mas ser pai novamente me transformou num cara melhor.

- Já se passaram 20 anos do nascimento de meu primeiro filho e 10 anos do nascimento do meu segundo filho, bem chegou a hora de ser pai novamente de uma menininha, minha Bethania. Hoje já estou com meus 45 anos de idade, meus sonhos já não são tão sonhos, agora tenho menos tempo para cometer erros, estou pronto para ser PAI novamente. E serei o melhor pai que poderei ser.

Amo vocês: João Paulo, Igor e Bethania.

31ª semana - quase chegando


 
Estou vivendo a fase do apogeu do crescimento, que vai da semana 28 à 37, com um ganho de 200 g a cada sete dias. A cabecinha está entre as partes do corpo que mais crescem. O cérebro, por exemplo, aumentou de tamanho nos últimos dias e as conexões entre as células nervosas se multiplicaram. Além disso, a minha visão está quase perfeita e será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos. Depois, ele se acostumará com o colorido e enxergará também o que está distante.

Encontrar uma posição confortável para dormir está cada vez mais difícil, não é? Também pudera. Você está carregando um bebê rechonchudo de aproximadamente 1,35 kg. E há ainda os pesos da placenta e do líquido amniótico, somando cerca de 12 kg dentro de você. Hora de ficar bem atenta ao que come para não engordar demais. Alimentos leves cairão muito bem, como saladas, peixe, frutas e sucos. Nesta fase, mesmo para grávidas em forma, não é fácil se vestir, em especial escolher a calça, que deve ser confortável sem perder a elegância. Possivelmente, para calçar sapatos você precisará de um auxílio, ai que entra o papai, além de toda ajuda que ele te dá.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

TRIGÉSIMA semana - RETA FINAL






Mamãe você sai de um lugar escuro e entra em outro iluminado, eu percebo a diferença de luz. As minhas retinas estão bem evoluídas e estou mais sensível aos sentidos. Aproveite e acaricie a barriga que vou vibrar de alegria. Com um pouquinho de sorte, eu posso até retribuir o chamego, esticando pés e braços em direção à barriga. Quanto ao paladar, o único sabor que estou experimentando até agora é o do líquido amniótico, que engulo e inalo continuamente. Essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.


Mamãe é impossível não ver sua barriga a distância. Nesta semana, provavelmente ela alcançou os 30 cm de altura. Pegue a fita métrica e confira. Grandona! Suas pernas que o digam, pois elas sentem ainda mais o meu peso. As cãibras e os inchaços em pés, mãos e rosto podem aumentar. Isso acontece porque há uma grande quantidade de sangue circulando pelas veias, e seu retorno ao coração nem sempre é fácil, porque você tem que alcançar dois corações.

Evite ficar em pé por muito tempo e continue calçando sapatos baixos. Recomenda-se que mulheres com predisposição a varizes usem meias elásticas e mantenham as pernas elevadas sempre que possível. Dedique também um tempo para as lembrancinhas da maternidade. É bom que esses preparativos já comecem a ficar prontos. Mamãe NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA, sei que papai está ajudando a NÃO deixar isto acontecer.

Está quase na hora deu aparecer para este mundão, estamos todos ansiosos para que  isto aconteça no seu tempo (mas que o tempo passe rápido) porque quero vê-los.

domingo, 7 de julho de 2013

29ª semana


Em meu balé gracioso, estou ainda buscando a melhor posição para vir ao mundo. Por volta desta semana, já me posiciono de cabeça para baixo no útero - posição chamada de vértex - e assim permaneço até o parto. Meus sentidos estão operando em sintonia fina. Meus órgãos continuam amadurecendo e novas células se multiplicam a todo instante. Quem supervisiona tudo isso é o meu cérebro, que está superativo. Nesta semana, por exemplo, esse comandante-geral ganhou a tarefa de controlar o ritmo da respiração e a temperatura do corpo. Pode ter certeza: o poderoso chefão está se saindo muito bem.

Mamãe suas mãos e seus pés andam dorminhocos, formigando às vezes? O motivo é que o útero, apertado como está, pressiona os vasos sanguíneos e a circulação fica assim comprometida. Mantenha-se calma, pois, em semanas, tudo vai mudar. Mas até lá você ainda tem muita coisa para fazer. São os cuidados com a arrumação do meu quartinho, os brinquedos e os acessórios indispensáveis para mim. É por isso que, a partir de agora, além das dicas sobre saúde, alimentação e bem-estar, é necessário lembrar de cada um desses preparativos para você não se esquecer de nada. Não esqueça da mala da maternidade, que deverá estar pronta em breve.

Meu quartinho


Meu quartinho já está quase pronto, ainda falta o arremate como cortinas, toys (de minha tia-madrinha), lustre e alguns enfeites... Mas está ficando lindo demais.



Meu Quadrinho de recados e de fotos, olha eu lá com minhas primeiras fotos.

MINHA CASA

Tô bem confortável, mas já está chegando o dia de vir pro meu mundo...